quarta-feira, 21 de março de 2018

A esquizofrenia da maternidade!

Há dias muito maus... e depois há os bons, para compensar. E nisto da maternidade acabamos todos diagnosticados com dupla personalidade!
A semana que passou foi demoníaca. Febres a rondar os 40º. Saturação - nossa e dela, por estarmos em casa 4 dias seguidos, esgotando todas as opções de programas caseiros interessantes. Uma semana inteira de noites (muito) mal dormidas. Birras, chatices e provocações. Se, em dias bons, a paciência para lidar com estas coisas, estica um bocadinho; em dias maus, esfuma-se. E descobre-se o cocktail perfeito... para que tudo corra mal. Andávamos exaustos. E, quando chegava ao trabalho, ainda tinha candidaturas para fazer, o que exigia uma capacidade mental que eu não estava a conseguir ter. Frustração. Mais um ingrediente a acrescentar ao cocktail explosivo. 
Foi uma semana dura. Lamentei-me, chorei, gritei, enervei-me... e continuo sem perceber o prazer que dá a algumas pessoas fazerem-nos sentir que não temos esse direito. Que temos a filha perfeita. Teria, se ela nunca ficasse doente e se eu não tivesse um emprego, roupa para lavar e passar, refeições para elaborar, casa para arrumar, banhos para dar, marmitas para preparar, compras para fazer... Mas adiante! 
Ontem, enquanto via o Panda (a minha filha, não eu!) - as usual - antes de se deitar, resolvemos conversar com ela. Perguntar-lhe porque acordava sempre, várias vezes, aos gritos durante a noite, a implorar o colo da mãe, ou simplesmente a dizer coisas parvas, como 'quélo as minhas togafias' (juro!!!). Disse-nos que tinha medo. Do cão. [Vai-se lá saber que cão, pois nós não temos nenhum!] Aproveitámos o facto de estar a dar uma música do panda, em que ele ia dormir, descansadinho, sozinho, e fizémo-la ver que não tem de ter medo, nós estamos no quarto ao lado e, tal como o panda, ela também deveria dormir descansadinha. 
A noite foi maravilhosa. 10h de sono profundo. De manhã, vem ter connosco, dá-nos um abraço aos dois, um beijo repenicado e, com a maior felicidade do mundo, diz-nos: 'Eu dormi bem. Não gritei. Fiz como o panda. O pai e a mãe estão contentes?'

Está tudo bem 💝💓 Obrigada meu amor e desculpa. Pelas vezes em que a vida não é perfeita. Até eu tenho medo e preciso de colo, às vezes. Por isso, disse-lhe apenas que, quando precisasse da mãe e do pai, era só chamar! 💓

Sem comentários:

Enviar um comentário