domingo, 6 de setembro de 2015

Balanço de 41 semanas de gravidez...

E parece que foi ontem que nos deparamos com um teste de gravidez positivo...

Adorei estar grávida! E podia continuar a elencar apenas a parte boa de estar em "estado de graça", pois sei bem o quanto é exigido às grávidas que mostrem, na maioria das vezes, apenas o lado idílico da coisa. Não sejamos hipócritas, nem criemos expetativas demasiado elevadas, que depois culminam em grávidas deprimidas. Fui uma gestante com sorte, pois que sim, tenho de o admitir - embora a sorte também seja algo que dá muito trabalho! Tive uma gravidez saudável e tranquilíssima. Mas, também, fui brindada com alguns pormenorzitos menos agradáveis:

Azia - esta queriduxa acompanhou-me desde o primeiro mês de gravidez. Fazia-me chorar as pedras da calçada, sobretudo para me lembrar que tinha comido algo que não devia! Toma lá que já almoçaste!

Dores nas mamas (não há um nome mais pomposo para lhe chamar! São mamas senhores!) - E foi assim que descobri que estava grávida... deixei de conseguir dormir de barriga para baixo!

Dores nas costas (ciática) - Quantas vezes me quis mexer e não conseguia... e arrastar a perna direita também não foi uma sensação agradável!

Diabetes gestacional - Picar-me 6 vezes/dia durante 7 meses nunca foi propriamente um desejo meu... e ter de me reeducar a nível alimentar e criar novos hábitos é um desafio. Mas, depois, torna-se rotineiro e agora acho que até vou sentir a falta [brincadeirinha!]

Crises de ansiedade e quebras de tensão - Eu sei que a noção de coisas más é sempre muito relativa, mas para mim, isto sim, é o pior de tudo, por me fugir completamente ao controlo e por me sentir a "patinar".

Os enjoos foram raros, as dores várias são comuns... o que eu acho, genuinamente, é que o importante é sempre relativizar. E, colocando os pratos na balança, o saldo é mais do que positivo :) E, volvidas 41 semanas, até já me esqueci do menos bom, porque amanhã... amanhã, se tudo correr bem, a nossa princesa estará nos nossos braços e isso compensará tudo! Não fosse a incerteza quanto ao parto e pós-parto (e o facto de ser induzido também não ajuda!) e estava certa de que não me importaria de voltar a engravidar já depois de amanhã outra vez :D :D

Sem comentários:

Enviar um comentário