domingo, 26 de fevereiro de 2017

Houve reunião...

Pois então, que isto anda assim para o paradito, que a nossa vida está em 'modo mudanças!' Mas na 6ªf houve reunião. E isto significa que há novidades, pois claro!

[Educadora]: 'Bla, bla, que ela atingiu esta competência. Bla, bla, esta está parcialmente alcançada. Esta foi atingida mais cedo...' O habitual.
[Eu, a que faço perguntas pertinentes!]: 'Diga-me, de acordo com a sua experiência, se ela deve fazer o desmame do biberão de manhã, porque a ideia que tenho é que está na altura.'
[Educadora, muito atenciosa]: 'Está dentro do timing, porque os especialistas aconselham que seja feito até aos 2 anos, portanto não se preocupe. No caso dela, é importante que aprenda, primeiro, a beber bem pelo copo, porque ela é um bocadinho taralhoca e parece que se está sempre a afogar!'
[Pai]: 'E quando é que lhe podemos introduzir o potezinho? (a frase foi mesmo assim, fantástica!) Ela já diz que tem cocó.
[Educadora]: 'Na minha opinião, é muito cedo. Ela ainda não tem noção, nem saberá controlar os esfíncteres (toma, já te disseram isto 500 vezes, tu não ouves). Mas, eu tenho estado atenta aos sinais - se ela se sente incomodada com a fralda suja, se pede para tirar, se passa longos períodos com a fralda seca,..., porque me têm dito que o pai fala muitas vezes do desfralde (v-e-r-g-o-n-h-a), mas concluo que não está na altura.
[Pai]: 'É que eu já pensei pôr o pote lá à vista, em casa, e pôr cocó de plástico lá dentro para ver a reação dela!' (Oi? Ele disse isto?)
[Educadora]: 'É, faça isso, mas depois não se venha queixar que ela vê o pote como uma brincadeira, em vez de o levar a sério!'

(A dada altura, lá se dá por vencida e conclui:)
'Mas, pronto, pai, isto na educação e no desfralde, não há fórmulas perfeitas. Eu acho que não está na altura, mas não quer dizer que se insistir muito, não aconteça!

[Bem, acho que só continuo a ir às reuniões com ele, para ter histórias para contar!]

Sem comentários:

Enviar um comentário