sexta-feira, 10 de março de 2017

18 meses de ti (de nós!)...

Foi ontem! Assim, de repente, passou 1 ano e meio. A sensação que tenho é a de que entrei numa qualquer cápsula do tempo e passei à frente muitos meses. Não me lembro já bem como chegamos até aqui. E dizem que a tendência é piorar! Que o tempo continuará a passar sem piedade! 80 cm de gente e 12 kg. É assim que te apresentas ao mundo aos 18 meses. E, nesta altura:

- [vou já despachar esta] continuas a dormir 12h. Deixo-te na cama, com as tuas duas Minnies, dizes-me xau e adormeces sozinha. Só me chamas se, porventura, perderes a pêpê (chupeta) e já depois de teres vasculhado o espaço todo e não a encontrares. Sem grande stress, ris, agradeces e voltas a deitar-te e dormir. Pacífico este campo. 

- O campo alimentar é igualmente pacífico... ou quase! Porque queres sempre 'maix, maix' e temos de te racionar a comida. E proibir as pessoas de te dar mais do que devem. E lidar com os teus ataques de nervos. Mas, por outro lado, ainda bem que não é um drama dar-te o que quer que seja (e falamos de legumes, fruta, peixe, carne,... marcha tudo e bem!) Comes sozinha, pela tua mão, sem te sujar, porque não gostas de desperdícios! Com jeitinho, apanhas cuidadosamente com a colher os restos de comida que te caem da boca e enfias goela abaixo! Não sabes beber pelo copo, parece que te afogas e isso aflige-me!

- Fazes uma expressão que delicia toda a gente. Quando te perguntamos se alguém é fofo, soltas um 'ai' e encolhes-te toda. Este 'ai' é dotado de uma fofura inexplicável, mesmo como quem diz 'ai, que fofinho!'

- Continuas a adorar animais (sobretudo 'au aus', 'minaus' e 'papos' - cães, gatos e patos) - e eu revejo o teu pai nessa paixão!

- Falas imenso. Imitas tudo. Dizes olá e xau com uma entoação enternecedora. Sabes que te chamas 'Lina' e que és uma 'pinxexa'. Algumas das últimas palavras que aprendeste são 'póta' [porta], 'usso' [urso], 'sentái' [sentar], 'boxaxa' [bolacha], ôta [outra], 'uva', 'nana' [banana], 'vídea' [vídeo], 'Mina' [Minnie], ... entre outras. Sabes o nome dos teus colegas todos, distingues-los e não sais da creche sem dar um beijinho às educadoras e auxiliares todas, todos os dias. 

- És meiga e doce, mas não és perfeita (e ainda bem! Não tenho pretensão nenhuma de que sejas e não quero tornar-me numa mãe que acha que os filhos são o 'supra-sumo' da inteligência e da perfeição!). És uma chata. Tens a mania de que queres fazer tudo sozinha, mesmo que não consigas, nem tenhamos tempo. Não queres dar a mão a andar na rua, zango-me contigo e fazes birras enervantes. Que feitiozinho, quando és contrariada! Quando não conheces as pessoas, fazes cara de má e desafiadora e franzes o sobrolho, numa de superioridade. És ciumenta. E, incrivelmente, aos 18 meses ainda não usas o potezinho. Fogo, minha filha, que facada no coração do teu pai. Esse é o teu maior defeito 😁😁😁😂


Sem comentários:

Enviar um comentário