quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A importância do NÃO!

É senso comum: toda a gente sabe a importância de um não. Com os filhos, na vida profissional, na vida em geral...
Mas, como estou a tirar um curso (já disse que adoro estudar a vida toda?) em que um dos módulos é sobre comunicação assertiva, dou por mim a pensar mais seriamente sobre o assunto. Ou não fosse eu a pessoa que mais pensa na vida. A minha cabeça é um comboio em permanente movimento e isso às vezes irrita-me, cansa-me...
Há dias debruçamo-nos sobre assuntos que me fascinam (ou não fosse eu apaixonada por comportamentos). Mas houve uma frase que me marcou mais: "o problema de um não foram os sim's que dissemos antes!" Tão verdade! Por isso, minha filha, este conselho é para ti:

"Nunca te prendas à necessidade de ser aceite e ao medo das consequências ou de defraudar as expetativas, para não dizeres um não. Se é o que sentes, diz! Caso contrário, viverás aprisionada a uma vida que não queres, só com medo que aches que és a miúda mais fria e ranhosa lá da zona. Não esperes que os outros percebam que estás a dizer um sim que significa não. Porque há poucas pessoas suficientemente inteligentes para o perceber. E prepara-te sempre para ouvir o que não queres. Porque a nossa sociedade não está habituada a ouvir não's sem julgar. Dificilmente se conseguirão colocar no teu lugar e perceber o teu ponto de vista. O que lhes interessa é o seu próprio bem-estar, mesmo que isso interfira com o teu! E quando errares - e por cobardia, por medo, por simpatia - não tiveres coragem de dizer um NÃO, será sempre mais fácil encontrares alguém que te julgue, do que alguém que seja capaz de te ajudar a gostares mais de ti mesma!

Dou-te estes conselhos, porque sinto que, de certa forma, quero muito não ser uma mãe-galinha. Quero que voes, porque só assim vais conseguir perceber que há mais mundo, mais pessoas, mais sentimentos. Quero que saibas que, se precisares, vou estar sempre aqui. Mas haverá uma altura na vida em que eu estou consciente de que haverá alguém que precisará, também, de ti. E tu precisarás mais da presença de alguém!"

Sem comentários:

Enviar um comentário