segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

16 meses de ti (de nós!)...

E hoje completas mais um mês de vida, meu amor. Estes registos são importantes para mim, que gosto de imortalizar momentos! Sinto que, assim, te recordo sempre bebé! Ingenuidade? Simplicidade! Lamechices? Amor! Saudosismo? Recordação!
Nesta fase, todos os dias são uma novidade. Diria até que temos novidades de hora para hora!
Com 16 meses;
- Continuas a dormir 12 horas/noite. Despacho já este item em primeiro lugar, porque sei que é uma questão sensível, que dá vontade de me chamar todos os nomes e mais alguns, porque sou uma sortuda e ainda venho para aqui meter nojo e bla, bla... portanto, para não haver tempo para mais lamentos, passemos já para o seguinte!
- Apaixonaste-te pelo 'Manhele'. Adoro ver o carinho com que vocês se tratam os dois e a ternura com que dás beijinhos na foto dele que está no cacifo ❤
- Já andas muito bem, de forma autónoma e sem parecer que acabaste de beber uma caneca de tinto. 
- Comer é outra das maravilhas. É preciso esconder-te a comida. Caso contrário, temos de te ouvir em modo 'disco riscado, 'Maish, maish', mesmo que estejas empanturrada! E não desperdiças nada. Basta veres uma migalha ou comida ressequida na cadeira da papa ou no meio do chão que tratas logo de a reciclar! Mnham!
- Já te expressas muito bem. Trocaste o 'mamã' e 'papá' pelo 'mãe' e 'pai' - já a falar como uma crescida! Sabes distinguir as partes do corpo, os sons de quase todos os animais (menos o gato, hei-de perceber porquê!). Imitas todas as palavras novas que te ensinam, mesmo que te esqueças delas 2 segundos depois! Adoro quando começas a falar bebezês, muito depressa, como se articulasses frases muito elaboradas, mas ninguém percebe nada do que dizes!
- És teimosa. Muito teimosa. E isso, normalmente, culmina em birrinhas. Já disse que esta é a parte em que eu preciso de treino para aprender a lidar. Acho que a fase há-de passar, mas como tenho a teoria de que a personalidade começa a construir-se agora, tenho de ser firme e, aqui, tenho medo de fracassar!
- Se alguém te levanta a voz, fazes beicinho e choras, com um ar muito sentido!
- Adoras que te desenhemos um sol na palma de cada uma das mãos. E lá andas, toda contente a mostrá-lo até desaparecer e soltares um 'ohhhhh'.
- Tens um fascínio por animais e gostas que te leia, sistematicamente, o livro do 'Gatinho'.
- Dizes que não a tudo. 'Gostas da mãe?' 'Nhão' [acompanhado sempre pelo abanar da cabeça!]. Tens cócegas e dás gargalhadas deliciosas. Aprendeste a andar para trás e gostas de te armar! Adoras dançar e trautear com a língua todas as músicas. 

Nunca pensei que, com 30 anos, me voltasse a apaixonar. Mas, contigo, aprendi que posso viver em modo paixão todos os dias. E que é assim que sou infinitamente feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário