segunda-feira, 10 de abril de 2017

19 meses de ti (de nós!)...

E a única coisa que me apetece dizer é que estes 19 meses são caracterizados por um dualismo inquietante. Ponto. Um misto de meiguice e provocação. Ponto. Um desejo de ser querida e agradar e uma vontade de desafiar e ser independente. Ponto. Ficava por aqui. Mas, se pensar bem, talvez seja um pouco mais que isso:
- Os animais são a tua perdição. Todos os dias um bocadinho mais... ele é 'piu-pius', 'minaus', 'au-aus', 'papos',... e os teus olhos brilham com uma alegria contagiante. Como se te estivéssemos a dar o melhor dos presentes, ao proporcionar-te momentos de convívio com os bichinhos [e vai-se a ver e estamos mesmo!].
- Delicio-me a ouvir todos os dias uma palavra nova. E tentativas de formar frases, normalmente a dar ordens! 'Abe a póta'. 'Dá o chapéu!' 'Pó chão!'
- O 'não', o olhar desafiador, as birras, as vontades vincadas, a necessidade de afirmação e autonomia e as atitudes provocadoras marcam esta fase.
- Continuas a dormir muito bem, mas já se manifestaram os temíveis terrores noturnos. Já tive de te acalmar, de te abraçar, de te dizer que está tudo bem, de lidar com a tua respiração ofegante e os teus braços a apertarem-me, com toda a força do mundo, o meu pescoço, com medo de voltar para a cama.
- Ainda andas toda desajeitada e, mesmo assim, queres correr. E não paras um segundo. Nas horas que passas acordada, não há tempo para descanso!
- Adoras ajudar. Levas as coisas para o lixo (incluindo as fraldas sujas), ajudas a mãe a meter a roupa na máquina de lavar, a apanhar a roupa do estendal,... e guardas sempre os brinquedos no fim de os usares.
- Gostas de chamar a atenção, a maior parte da vezes da pior forma. Quando tens assistência, só te 'armas'! Até a comer és uma pestinha, nestas circunstâncias!

E mil e uma coisa novas haverá para dizer (reservo-as para o próximo mês, porque há algumas que me vou lembrando com o tempo!)
Já percebi que esta é uma fase que exige paciência. Reforço positivo sempre que há comportamentos que devam ser elogiados. Tempo. Exemplo. E nunca nos esquecermos, no meio de tudo isto, de te demonstrarmos, todos os dias, o quanto te amamos. E se amamos... de uma forma que nunca imaginamos ser possível!

2 comentários: