terça-feira, 4 de abril de 2017

Palavras que podiam tão bem ser minhas!#3

Acompanho este blog há algum tempo. Acho curioso ler sobre maternidade/paternidade, sob a perspetiva do pai. 
Não sei se este pai é psicólogo. Sequer sei se se comporta, efetivamente, como escreve. Mas que consegue traduzir em palavras a essência da coisa, consegue. Eu, pelo menos, sinto quase como se ele me estivesse a ler as entranhas. Neste caso, também eu digo, muitas vezes: 'Tenho saudades de estar grávida outra vez.' E, na maioria das vezes, pelos motivos descritos!
Não o conheço, nunca o vi. Mas leiam-no, que vale a pena! 

"Sou homem, não dei à luz, nunca estive grávido mas como ser humano e pai tenho de admitir que há muito mais para se dizer do que aquilo que por aí se tem dito.A verdade é que no dia do parto sai ( seja por que via for), um bebé de dentro de uma mamã. Mas será que sai apenas um bebé???Passamos meses em aulas de preparação para o parto (respira aqui, inspira ali...) e depois temos todas aquelas demonstrações de como mudar uma fralda, como dar banhinho, como limpar o nariz ou um umbigo. Não digo que não sejam todos ensinamentos importantíssimos mas a verdade é que por norma o instinto será a resposta para qualquer dúvida. Mas há algo que me intriga e que nunca ninguém falou comigo nem me chamou à atenção... COMO LIDAR COM A MINHA MULHER, AGORA MAMÃ TAMBÉM!A mamã passa 9 meses cheia de atenção por todos os lados: o papá, amigos e familiares não tiram os olhos dela... telefonam, enviam mensagens a perguntar como correu esta ou aquela consulta... são 9 meses repletos de mimos e de horas diárias de beijinhos naquela barriguinha! Depois, o bebé nasce e todos os olhares são desviados para aquele ser tão pequenino, tão bonitinho e que faz as delícias de qualquer um!A mãe, mais feliz do que nunca, começa a sentir um mix de sensações contraditórias (pelo menos foi o que concluí).No mês ou até mesmo nos meses seguintes ao nascimento da Benedita ouvi a Maria repetir vezes sem conta que tinha saudades de estar grávida. Admito que na altura nem percebi muito bem mas hoje talvez porque já falámos diversas vezes sobre o assunto, entendo perfeitamente a sua posição. Claro que não queria o bebé de novo dentro da barriga, só precisava era de mais atenção. Embora estivesse mais feliz do que nunca e ter o bebé nos braços fosse um sonho tornado realidade, os mimos e a atenção tinham diminuído, o corpo tinha alterado, havia de certeza mau estar dos pontos ou até mesmo da temível subida do leite... enfim, um conjunto complexo de situações que ninguém nos prepara! Ninguém me preparou pelo menos a mim. Ninguém prepara um pai para uma futura mamã mas DEVIAM!Tão obrigatório como saber trocar uma fralda a um bebé deveria ser o saber por exemplo ajudar a levantar uma mamã após uma cesariana ou ajudar até na parte psicológica do processo.Embora tenha corrido tudo muito bem, senti que não dei o meu melhor... senti que ninguém me avisou que ia levar para casa não só um ser que precisava dos meus cuidados constantes mas sim dois, como se de gémeos se tratassem. As Duas pessoas mais importantes da minha vida precisavam naquele momento de mim mais do que nunca! E é lá que eu quero voltar a estar, quero não só ajudar com o bebé como ser o braço direito e até o esquerdo daquela mamã que me deu o que de melhor a vida me podia ter dado e só lhe posso estar eternamente grato!Por isso, meu amor, num próximo parto conta não só com um super papá como com um super herói que te fará sentir sempre a mulher mais bonita do mundo e que te encherá de beijos e beijinhos"
[Roubado daqui
 

Sem comentários:

Enviar um comentário