sexta-feira, 7 de abril de 2017

Fui e recomendo #11

Inglaterra, Março de 2017

Véspera de viagem e a pimpolha passa a noite a vomitar e de diarreia. Cenário espetacular! Não dormimos, tentamos minimizar-lhe o choro e as dores e ia pondo máquinas a lavar, entre cheiro a cocó e vomitado. De manhã, já prontinha a sair, malas feitas com toda a roupa lá dentro e a criatura acha que é boa ideia fazer uma diarreia dos pés à cabeça. Toca a dar-lhe banho e tentar resgatar, nos armários, algum conjunto de roupa decente para lhe vestir. Anteviam-se momentos difíceis. Mas, felizmente, ela melhorou e tudo correu pelo melhor. Perceberíamos, depois, que era uma virose, já entenderão porquê!
Quase perdíamos o voo, mesmo tendo chegado a horas ao aeroporto. Repeti quinhentas vezes ao meu querido marido: 'Vamos para a porta de embarque, que está na hora!' E ele, que viaja há 35 anos, resmungava: 'Ainda é cedo, tem calma, sempre stressada. Vai mas é trocar a miúda. Eles não vão sem nós!' Enervou-me tanto que acabei por me calar e deixar à responsabilidade dele. Até ouvir pela enésima vez: 'Última chamada para Liverpool!' Aí passei-me, mas nem assim. Ele, com a maior calma do mundo: 'Não stresses, eles esperam. Veste o casaco à menina. Queres ir para o avião para ficares lá à espera?' Porta de embarque, fechada há 15 minutos. Ao longe acena-nos uma senhora, muito aflita: 'Rápido, rápido. Tiveram muita sorte. Só esperei por vocês porque tinham muita bagagem despachada. Já deviam ter entrado há mais de 15 minutos.' Claro que não o poupei ao 'eu avisei-te. Tu nunca me ouves, és sempre a mesma coisa. Detesto quando tenho razão e me ignoram..." Até que desisti. Não adianta. Ele é daqueles que pode ouvir as coisas quinhentas vezes que continua a fazer 'ouvidos moucos'. Que paciênciaaaaa.
Mas pronto. Embarcamos.







Aterrámos em Liverpool já ao final da tarde e fomos (com o meu inglês arrastado!) levantar o carro que tínhamos alugado. 1ª grande aventura: conduzir ao contrário. O maridão saiu-se lindamente, mas o primeiro impacto é lixado! Há que formatar o cérebro e a destreza manual para uma realidade diferente!


Sábado foi dia de ambientação. Acomodámo-nos em Sckelmersdale (onde vive o meu irmão e onde a única coisa que existe, para além de casas, é uma igreja! E um hipermercado a meia-hora a pé!) Conhecemos alguns portugueses e fomos às compras para casa. E agora é aqui que voltámos à virose. O maridão começa, a meio da tarde, a dizer que está mal-disposto. Vomita umas 10 vezes até à manhã seguinte. À meia-noite começo eu e, simultaneamente, o meu irmão. Dividíamos as casas de banho. Domingo em casa, a chá e cama. Ligo aos meus pais: estão iguais. Pai do Telmo: idem aspas! Diagnóstico: gastroentrite. Condições meteorológicas, anormalmente, espetaculares, e um dia perdido. 
Fizeram-se planos para os dias seguintes. 

2ª-feira o destino seria Southport. Gostei muito. Espaços verdes, foge completamente ao conceito cosmopolita, que associava ao Reino Unido, por pensar apenas em Londres.

















3ª-feira: Liverpool
Chegámos ao centro da cidade, estacionamos o carro (mas será que lá não existe estacionamento gratuito? Pagámos um balurdio em parques!), saímos para uma visita pela cidade e... xanam, um frio que até cortava! Nossa, com medo pela miúda, voltámos para o carro e fomos para o shopping (St Johns Shopping Centre).
De tarde, já estava um tempo maravilhoso (lá é um bocadinho de doidos) e decidimos (ou melhor, calhou!) atravessar o Queensway/Birkenhead Tunnel que atravessa o Rio Mersey e liga Liverpool e Birkenhead. E eu gostei muito do que encontrei do outro lado!







4ªf - Manchester
Os homens tinham feito um planeamento exaustivo no dia anterior, enquanto as mulheres dormiam. E, portanto, fomos às cegas. Eles nunca nos diziam qual ia ser a próxima paragem! Infelizmente, ficam sempre quinhentas mil coisas por ver, até porque viajar com uma criança é muito limitativo! Andamos, a maior parte das vezes, ao sabor das necessidades dela!
1ª paragem: Estádio Old Trafford.



2ª paragem: Etihad Stadium (City)
[Eu disse que o planeamento tinha sido feito pelos homens. Nota-se muito?!]


Estão a ver o chão molhado e as calças claras dela? Combinação perfeita! Fez uma birra - normalmente é sempre porque quer ser muito autónoma e não dar a mão - e atirou-se para o chão. Ficou encharcada. Tive de lhe vestir o único fato de treino que, por sorte, levava na bolsa.

Almoçamos no Arndale Centre, passeamos pelas redondezas e fomos visitar o 'Manchester Museum'. Tivemos de optar, por falta de tempo, de entre os 4 ou 5 museus que eles tinham planeado visitarmos! Mas a escolha foi acertada. Ficam com um cheirinho, que este post já vai longo.












5ªf: Bolton
último dia, porque na 6ªf partíamos cedinho. O destino era uma loja de animais em Bolton: Daves Aquarium, que fez as delícias do amante de animais cá de casa. Não deu para tirar fotos, mas aquilo é um mundo, no que aos peixes diz respeito! Depois exploramos Bolton.






Ficaram 1532 coisas por ver. Apanhámos um tempo maravilhoso, tendo em conta o que nos iam dizendo nas semanas anteriores. 
Viajar com crianças pequenas é desgastante, ainda para mais se for um destino que nos obriga a andar bastante. Calculo que seja melhor ficar de papo para o ar na praia! Mas tenho a certeza (vá, vou deixar-me de certezas absolutas. Tenho apenas a convicção) de que isto é o melhor que podemos oferecer aos nossos filhos: tempo, disponibilidade, paciência, experiências e aventuras novas e culturalmente enriquecedoras, envolvidas em doses ilimitáveis de amor diárias. A vida são dois dias e viajar é construir memórias (boas). Essas ninguém nos tira!

Sem comentários:

Enviar um comentário