domingo, 14 de maio de 2017

Sobre 'acreditar'!

Minha filha,

estou contente por teres nascido num Portugal (que eu acho que está) diferente. Que luta, insiste, persiste e, sobretudo, acredita! Acho que, nos últimos anos, temos vindo a ganhar mais algum amor próprio. O caminho não é sempre feito de vitórias, há muitos percalços, alguns entraves e muitas portas entre-abertas. Mas agora existe este 'acreditar'! Esta esperança! Que quero que tenhas sempre contigo!

Ontem, 13 de maio, foi um dia do caraças. 

Não ligo a futebol. Falo no Benfica, mais para me meter com os Portistas (porque sou assumidamente do contra!), do que por amor à bola. Ontem o Benfica foi tetracampeão, mas não te vou falar sobre isso. Prefiro lembrar-te que, no que ao futebol diz respeito, Portugal foi Campeão Europeu. Um país onde existe um Cristiano Ronaldo e outros tantos que trabalham em equipa com ele. Esqueçamos os clubes e os fanatismos e idolatremos o trabalho de uma Seleção. A Nação uniu-se, acreditou e vencemos. Fez-se história!

O Papa veio a Portugal! E eu sou uma miúda de fé. Muita fé. Só isso me faz encontrar justificação para tanta coisa. É a fé e, mais uma vez, o acreditar que me move. Que me transforma numa mãe sonhadora, que crê que, tal como eu, também tu terás todos os dias um anjo da guarda. O Papa veio a Fátima canonizar dois pastorinhos e... fez-se história!

Portugal ganhou o Festival Eurovisão da Canção. Nunca vi um Festival da Canção [chicoteiem-me!]. Mas todos os anos, por esta altura, ouvia a minha mãe falar na dimensão gigantesca que, há alguns anos atrás, o evento tinha. Dizia ela que, desde mil novecentos e troca o passo, se sentava religiosamente em frente à televisão da vizinha (ainda nem toda a gente tinha televisão em casa) a vibrar com canções e pontuações, embora já sem expetativas altas em relação ao posicionamento do nosso país. Ontem experimentei a sensação de me sentar em frente à TV, entusiasmada com um Festival da Canção! O que me levou a fazê-lo? O pronuncio de vitória que, numa espécie de contágio positivo, me levou a acreditar! E não é que Portugal venceu mesmo, pela primeira vez, um Festival da Canção? Fez-se, de novo, história!

Porquê tudo isto? Podia ser apenas mais uma a retratar acontecimentos dos últimos dias. E, filha, acredita que vibrar entusiasticamente com vitórias do país não minimiza os teus próprios problemas pessoais. Mas far-te-á acreditar que no momento em que deixarmos de pensar que somos pequeninos e lutarmos, com fé, trabalho e perseverança, alguma recompensa boa haverá de vir. 😉

Sem comentários:

Enviar um comentário