quarta-feira, 8 de junho de 2016

Se alguém encontrar a minha paciência que ma devolva, p.f.

Sim, 8 meses (quase 9) depois da cria nascer perdi a minha paciência. 
Eu, pessoa mais pacata do mundo, que não tem dificuldade nenhuma em ficar em silêncio (mesmo que esteja a gritar por dentro), perdi a paciência. Deixei de tolerar comentários, palpites, críticas, conselhos sábios,... sobre maternidade. 
Dizem-me que é normal e eu sossego. Que há quem a perca logo no momento em que a criança nasce, e eu sossego. Afinal aguentei 8 meses, caramba!

Mas agora... eh pah...

... ou são os carrinhos que são muito quentes e a criança fica suada [e que culpa tenho eu? Vou só ali criar um carrinho ultra, mega modernizado, com tecnologia xpto e registar a patente, que em 50 anos ainda ninguém se lembrou de o fazer!]

... ou é a criança que chora, porque quer colo e eu, que sou má e fria e desumana, não dou [se calhar, está a chorar porque tem sono - e eu sou a mãe e já lhe conheço o choro - e depois de chorar 5m adormece. Se lhe pegar ao colo é pior. Vai habituar-se a isso e vai espalhar o sono!]

... ou é porque eu falo chinês e, se digo não, toda a gente percebe sim. E, se eu digo, não lhe mexam, 2 segundos depois, a criatura já foi raptada para um qualquer colo.

... ou é porque está calor e a criança devia ter menos roupa... e 3h depois já está frio e devia vestir-lhe um casaco. [Há alguém que se lembre que eu não tenho nenhuma deficiência e consigo ter perceção das temperaturas?]

... ou é porque ela está constipada, com tosse e ranhosa [sim, e??? Toda a gente se constipa uma vez na vida, certo? E não é por isso que vamos a correr fazer queixinhas aos paizinhos de toda a gente que os filhinhos estão doentinhos, certo?]

... ou é porque estão sempre a dizer que ela é um anjinho e não dá trabalho nenhum e nós somos uns tristes que só nos sabemos queixar da vida. Devíamos era ter um filho a sério, daqueles que dão trabalho noite e dia e que nos fazem desejar cortar os pulsos. [até eu que sou mãe de primeira viagem já percebi que são todos uns anjinhos com as outras pessoas. Com os pais transformam-se em diabinhos que gostam de nos infernizar a vida. Aposto que mudava toda a gente de opinião se viessem dormir cá para casa!]

... ou é porque, num dia, lhe estamos a dar muita comida e a criar um cachalote. E, dois dias depois, está tão magrinha que de certeza que nos tornamos uns pais negligentes que a estão a fazer passar fome, coitadinha!

Isto para vos dizer que, se puderem evitar estes comentários, nós, mães, ficamos muito agradecidas. E, vocês, agradecerão também, porque ficarão a salvo da ira de mães descompensadas. Mas é, sobretudo, para eu ler daqui a uns valentes anos e pedir a Deus que me dê o discernimento necessário para não ser assim!

Sem comentários:

Enviar um comentário